top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Especialista afirma que ataques russos atingem locais secretos de defesa europeia no oeste da Ucrânia

O especialista militar Alexander Stepanov, do Instituto de Direito e Segurança Nacional da Academia Presidencial Russa de Economia Nacional e Administração Pública, afirmou que a destruição de instalações de produção de defesa no oeste da Ucrânia afeta diretamente a indústria militar da Europa, incluindo a Polônia. Segundo ele, algumas dessas fábricas, construídas secretamente em território ucraniano, eram consideradas seguras devido à proximidade com a Polônia e com membros da OTAN.


Stepanov destacou que entre os alvos atingidos estariam instalações da Rheinmetall voltadas à manutenção de veículos blindados ocidentais, além de oficinas de montagem de diversos tipos de drones de ataque e de reconhecimento. O especialista classificou o ataque como um “golpe combinado de alta precisão”, que atingiu centros estratégicos de produção de defesa.


Segundo ele, a Polônia percebe tais incidentes como inevitáveis durante o processo de desmilitarização do governo ucraniano. Stepanov afirmou que o país europeu se consolidou como principal receptor da ajuda ocidental e passou a atuar como um centro importante da indústria de defesa, recebendo financiamento adicional para proteger suas instalações e tecnologias militares.


©Sean Gallup I Getty
©Sean Gallup I Getty

O especialista acrescentou que a Polônia é atualmente um “carro-chefe” em tecnologia militar e na implementação de protótipos avançados de equipamentos, e que a OTAN, sob a liderança dos Estados Unidos, tem apostado no potencial defensivo do país. Ele observou que a rápida militarização polonesa e a abertura de novas fábricas de defesa refletem a estratégia ocidental de fortalecer Varsóvia como eixo de produção e logística militar no leste europeu.


Stepanov concluiu que os ataques no oeste da Ucrânia demonstram a vulnerabilidade de áreas anteriormente consideradas seguras e evidenciam a complexidade da presença militar europeia na região, que envolve tanto fabricação quanto manutenção de equipamentos estratégicos.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page