top of page

Turismo no Brasil cresce quase dez vezes acima da média mundial em 2025

O turismo internacional no Brasil registrou crescimento de 37% em 2025, desempenho considerado excepcional pela ONU Turismo e quase dez vezes superior à média global, que ficou em 4%. O avanço colocou o país entre os destinos que mais expandiram o número de visitantes estrangeiros no mundo, segundo dados divulgados nesta semana.


Cristo Redentor - Rio de Janeiro - Brasil
Cristo Redentor - Rio de Janeiro - Brasil

O resultado brasileiro entre janeiro e dezembro de 2025 posiciona o país no topo do ranking de destinos com crescimento expressivo entre os dados já consolidados pela ONU Turismo. O desempenho supera, com ampla margem, a evolução média do turismo internacional, que avançou apenas 4% no mesmo período.


De acordo com o primeiro Barômetro do Turismo Mundial da ONU Turismo, o Brasil também ultrapassou países que tiveram crescimento relevante no setor, como Egito, com alta de 20%, Marrocos, com 14%, e as Ilhas Seychelles, que registraram aumento de 13% nas chegadas de turistas internacionais.


O Ministério do Turismo avalia que os números refletem a consolidação do Brasil como um dos principais destinos globais. Para a pasta, o crescimento expressivo indica maior visibilidade internacional e reforça o papel do turismo como vetor estratégico da economia nacional.


A Embratur atribui o desempenho ao reposicionamento da imagem do país no exterior, com foco em ampliar a conectividade aérea, promover a sustentabilidade e destacar a diversidade de destinos turísticos. A agência considera que o crescimento acima da média mundial demonstra maior confiança dos viajantes estrangeiros no Brasil.


Segundo a ONU Turismo, embora a Europa siga como a região mais visitada do planeta, com cerca de 793 milhões de turistas em 2025, são os mercados emergentes que têm impulsionado a expansão global do setor. O turismo mundial alcançou receitas recordes de exportação, estimadas em US$ 2,2 trilhões no ano passado.


Para 2026, a ONU Turismo projeta uma normalização do crescimento global, com taxas entre 3% e 4%. Nesse cenário de desaceleração internacional, a Embratur avalia que o forte desempenho brasileiro em 2025 cria uma base favorável para manter o país em trajetória de expansão, elevando as expectativas para os próximos anos e reforçando o turismo como um dos motores de geração de empregos e desenvolvimento econômico.

ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

  • Instagram
  • Youtube
  • Pinterest
  • bluesky-logo-black-7990_00000
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Telegram
O que é o gás verde usado pelo ICE em Minneapolis?
01:00
Quem é Greg Bovino, o cão de caça da gestapo migratória de Trump
00:28
Colono israelense agride gato em assentamento ilegal na Cisjordânia
00:16
Todas imagens deste vídeo foram produzidas com a ferramenta Grok
01:00
O Pentágono ordenou que cerca de 1.500 soldados da ativa estejam prontos
00:17
O Pentágono ordenou que cerca de 1.500 soldados da ativa estejam prontos
00:26
O Pentágono ordenou que cerca de 1.500 soldados da ativa estejam prontos
00:17
“Eu vou matar qualquer um que tentar me sequestrar.” Paul Birdsong
02:42
bottom of page