top of page

Brigadas Al-Quds intensificam ofensiva contra ocupação e confirmam morte de soldado em Gaza

As Brigadas Al-Quds, braço armado do movimento Jihad Islâmica Palestina, anunciaram nesta quarta-feira (9) que mataram um soldado israelense em uma operação no leste da Cidade de Gaza. O ataque teria ocorrido na colina Al-Sourani, na região de Al-Tuffah, uma das áreas mais visadas pelas tropas de ocupação nas últimas semanas.


Brigadas Al-Quds intensificam ofensiva contra forças israelenses e confirmam morte de soldado em Gaza. (arquivo)
Brigadas Al-Quds intensificam ofensiva contra forças israelenses e confirmam morte de soldado em Gaza. (arquivo)

Em comunicado breve, o grupo afirmou que a ação foi executada por atiradores de elite. Horas antes, as Brigadas haviam divulgado um vídeo que mostra outro ataque, dessa vez contra uma concentração de tropas e veículos militares israelenses na cidade de Khan Younis, ao sul da Faixa de Gaza.


A imprensa israelense também confirmou novas baixas. Segundo o Canal 12, um atirador palestino feriu gravemente dois soldados israelenses e atingiu um terceiro na Cidade de Gaza. O Exército de Israel declarou que os militares faziam parte da 99ª Brigada de Infantaria.


Em outra frente de combate, combatentes da Resistência Palestina realizaram uma emboscada no norte do território cercado, resultando na morte ou ferimentos de pelo menos 40 soldados israelenses, conforme relatos do próprio regime e de fontes palestinas.


Na terça-feira, as forças de ocupação também confirmaram a morte de seis soldados em confrontos no norte da Faixa. A escalada dos ataques tem gerado crescente frustração entre comandantes e analistas militares israelenses, que já descrevem a campanha iniciada em outubro de 2023 como um fracasso estratégico.


Apesar das alegações oficiais de que o Hamas teria sido neutralizado, um general israelense reconheceu recentemente que o grupo reconstruiu sua força original, contando com cerca de 40 mil combatentes posicionados nos túneis do enclave. A guerra, cada vez mais prolongada, segue acumulando baixas e desafiando a narrativa de vitória propagada por Tel Aviv.

 
 
  • Instagram
  • Youtube
  • Pinterest
  • bluesky-logo-black-7990_00000
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Telegram

ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

bottom of page