Chuvas intensas em Angola causam mortes, desaparecimentos e danos materiaisN
- Clandestino
- 4 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
Nas últimas 24 horas, fortes chuvas em Angola resultaram em tragédia, com cinco mortos, três desaparecidos e seis feridos, afetando as províncias de Luanda, Bié, Huambo e Cuanza Norte, de acordo com o Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros.
No Bié, quatro membros de uma mesma família perderam a vida após serem atingidos por uma descarga elétrica, enquanto a quinta vítima fatal foi registrada no Cuanza Norte. As chuvas também provocaram o desaparecimento de duas crianças, de 4 e 7 anos, no Cuanza Norte, que foram arrastadas pela força das águas. Em Luanda, um homem também desapareceu enquanto tentava ajudar outras pessoas a atravessar uma vala de drenagem.
Além das vítimas, os temporais causaram inundações, desabamentos de casas e destruição de infraestruturas, com árvores caindo e várias vias de transporte, incluindo as principais, tornando-se intransitáveis. Em Huambo, o desabamento de uma casa deixou várias pessoas feridas.
Em Luanda, chuvas intensas acompanhadas de ventos fortes e trovoadas afetaram a capital, causando danos em habitações, redes de energia e infraestrutura pública, incluindo ruas alagadas e o deslizamento de terras. Cerca de 576 pessoas foram afetadas pelas inundações e uma centena de casas foram danificadas.