Jornalista do Haaretz alerta para colapso social em Israel: "Tudo está paralisado"
- www.jornalclandestino.org

- 18 de jun. de 2025
- 1 min de leitura
Em um desabafo, o jornalista Gideon Levy, colunista do jornal israelense Haaretz, afirmou que a vida em Israel está praticamente paralisada diante da escalada do conflito com o Irã. Segundo Levy, a crise afeta profundamente todos os setores da sociedade, especialmente a economia, e ameaça a capacidade de resistência do país.

“Tudo está paralisado. Tudo está parado. A economia está suspensa, não é possível viver desta forma. Não acredito que a sociedade israelense seja capaz de suportar esta situação por muito tempo”, declarou o jornalista.
Em sua análise, Levy também apontou para a desigualdade no acesso à proteção, destacando que muitos israelenses não têm condições de se abrigar em segurança. “Nos abrigos públicos sentimos segurança, mas nem todos têm acesso a esses abrigos. Há muitas pessoas que não têm nenhum tipo de proteção contra o perigo”, afirmou.
O jornalista ainda comentou sobre o sentimento inicial de euforia entre os israelenses após os primeiros ataques contra Teerã, sentimento que logo deu lugar à preocupação com as consequências do conflito.
“No início, todos estávamos felizes porque testemunhamos conquistas importantes em Teerã. Mas rapidamente tudo mudou porque o preço que tivemos que pagar aumentou, e temo que esse custo que estamos pagando se torne muito maior. Na minha opinião, a sociedade israelense não pode suportar esta situação por semanas, ou um mês completo, ou anos”, alertou Levy.





















































