Constantin Zureik e o conceito da Nakba
- Mohammed Hadjab

- 14 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
Constantin Zureik (قسطنطين زريق), nascido em 18 de abril de 1909 em Damasco e falecido em 11 de agosto de 2000 em Beirute, foi um renomado intelectual árabe, professor universitário, especialista em história árabe moderna e um dos principais teóricos do nacionalismo árabe contemporâneo.
Zureik desenvolveu ideias políticas marcantes, como "A Missão dos Árabes" e "Filosofia Nacional", que se tornaram pilares do pensamento político dos nacionalistas árabes. Ele defendeu enfaticamente a reforma intelectual na sociedade árabe, sublinhando a necessidade de adotar o racionalismo e promover uma revolução moral como alicerces para o progresso.
Em 1948, Zureik foi o primeiro intelectual árabe a introduzir o termo "Nakba" (catástrofe) em seu pequeno livro Ma‘na al-Nakba (O Significado da Nakba), escrito em Beirute. A obra reflete sobre a derrota dos árabes palestinos frente às forças armadas sionistas – Haganah, Irgun e Lehi (Organização Stern) – e a subsequente expulsão de mais de 700.000 palestinos durante a guerra de 1948-1949.
O original desse livro histórico está preservado nos arquivos da biblioteca da Universidade Americana de Beirute, no Líbano.





















































