Cúpula do BRICS: O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, chega a Kazan
- Clandestino
- 23 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Recentemente, a República de Cuba expressou oficialmente seu interesse em se tornar parte do grupo BRICS. O ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez Parrilla, chegou nesta quarta-feira à cidade de Kazan, na Rússia, para participar da XVI Cúpula do BRICS, que ocorrerá de 22 a 24 de outubro.
Rodríguez Parrilla mencionou as razões que impediram o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, de comparecer pessoalmente à cúpula. O ministro explicou que o presidente está focado em restaurar o serviço elétrico nacional e em coordenar a recuperação das áreas afetadas pelo furacão Oscar.
Na semana passada, Cuba formalizou seu desejo de integrar o bloco, mesmo enfrentando uma crise energética significativa. Assim como Cuba, várias delegações de países que buscam parcerias também estarão presentes na cúpula.
A declaração final da XVI Cúpula dos BRICS em Kazan enfatiza a importância de reformas globais, expressa preocupação com os conflitos no Oriente Médio e busca fortalecer a voz do Sul Global nas tomadas de decisão.
Comments