top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Intensificação de ataques israelenses em Gaza provoca dezenas de mortes e destruição em massa

Pelo menos 17 palestinos foram mortos e dezenas ficaram feridos neste sábado, em consequência de ataques das Forças de "Defesa" de Israel (IDF) na Faixa de Gaza. A ofensiva terrestre, centrada no norte do enclave, marca uma escalada das operações militares em meio à convocação de cerca de 60 mil reservistas para reocupação da região.


©Momen Sameer
©Momen Sameer

Segundo a agência Safa, três civis que buscavam alimento foram mortos por soldados perto do centro de ajuda Al-Tina, a sudoeste de Khan Younis. Em Al-Mawasi, área declarada "zona segura" pelo exército, um homem idoso foi atingido por disparos, apesar de ataques anteriores terem sido registrados mais de cem vezes na região.


O Hospital Al-Awda informou ter recebido dois corpos e 17 feridos em decorrência de bombardeios a um ponto de distribuição de ajuda humanitária ao sul de Wadi Gaza. Entre as vítimas de dias anteriores, destaca-se a morte de um menino de seis anos em Deir al-Balah. A cidade de Gaza, a mais populosa do enclave, concentrou a maioria das mortes, incluindo uma criança atingida por artilharia próxima à ponte Sheikh Radwan.


No campo de refugiados de Al-Shati, seis civis, incluindo duas crianças, foram mortos por ataques aéreos. Quatro palestinos foram mortos quando um carro foi atingido próximo à passagem de Tawam, sendo seus corpos levados ao Complexo Médico Shifa.


Relatórios da Defesa Civil indicam que mais de 85% das casas e infraestrutura nos bairros de Shuja'iyya e Tuffah foram destruídas, com 70% de danos nos bairros de Zeitoun, Sabra, Jabalia, Nazla e Balad. As cidades vizinhas de Beit Hanoun e Beit Lahia também sofreram prejuízos significativos. O Monitor Euro-Mediterrâneo de Direitos Humanos denunciou que, em média, 300 residências são demolidas diariamente em Gaza e Jabalia.


A ofensiva ocorre após aprovação pelo gabinete de segurança israelense de um plano do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para reocupar o enclave costeiro em fases, começando pela cidade de Gaza e áreas vizinhas, apesar da condenação internacional à operação.




Os ataques israelenses em Gaza neste sábado deixaram pelo menos 17 mortos e dezenas de feridos, enquanto a ofensiva terrestre no norte do enclave avança com a convocação de 60 mil reservistas. Bombardeios a áreas residenciais e pontos de ajuda humanitária causam destruição em larga escala, com mais de 85% das casas de bairros como Shuja'iyya e Tuffah danificadas, segundo a Defesa Civil local, e cerca de 300 residências demolidas diariamente, denuncia o Monitor Euro-Mediterrâneo...

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page