Iêmen exorta resistência palestina a manter firmeza nas negociações e reafirma apoio incondicional a Gaza
- www.jornalclandestino.org

- 8 de jul. de 2025
- 2 min de leitura
O presidente do Conselho Político Supremo do Iêmen, Mahdi al-Mashat, manifestou, nesta terça-feira (8), total apoio aos grupos da resistência palestina e incentivou os combatentes a prosseguir nas negociações com Israel “de cabeça erguida”, apesar da intensa ofensiva militar contra a Faixa de Gaza.

“Negociem com dignidade. Estamos com vocês, e todos os recursos do nosso povo estarão à disposição até que o cerco seja rompido e a agressão cesse”, declarou al-Mashat, em mensagem pública direcionada às facções que enfrentam o exército israelense no enclave palestino.
O líder iemenita também elogiou os combatentes que, segundo ele, “obrigaram o inimigo sionista a recuar após tentar atingir civis nas fronteiras”, e homenageou os que “respondem na mesma moeda às agressões israelenses”.
Mesmo diante dos contínuos bombardeios que têm atingido infraestruturas civis no Iêmen, al-Mashat assegurou que seu país manterá o apoio irrestrito à população de Gaza até que a vitória sobre a ocupação israelense seja alcançada. “Nenhuma agressão sionista, por mais violenta que seja, fará o povo iemenita recuar em sua solidariedade a Gaza”, afirmou.
O chefe de Estado reforçou que o povo iemenita não se deixará intimidar pelas ameaças de Israel ou seus aliados.
“As provocações do inimigo não abalarão a determinação de nossos filhos. Continuaremos a defender nossa soberania e apoiar Gaza com todas as nossas forças. As surpresas ainda não acabaram”, advertiu.
As declarações de al-Mashat ocorrem em um momento delicado para a diplomacia regional, com o início, no último domingo, de novas negociações indiretas entre o Hamas e Israel, mediadas pelo Catar, com o objetivo de alcançar um cessar-fogo e discutir a libertação de prisioneiros e reféns.
Nas últimas semanas, o Iêmen, por meio do movimento Ansar Allah, intensificou seus ataques contra alvos israelenses, incluindo ameaças a aeroportos e a derrubada de drones estadunidenses na região, como parte de uma estratégia de solidariedade ativa à causa palestina.
As falas de al-Mashat reforçam o crescente alinhamento entre os países e movimentos do chamado Eixo da Resistência, que veem na luta contra a ocupação israelense uma causa comum e estratégica diante do redesenho geopolítico do Oriente Médio.





















































