top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Liga Árabe sinaliza prontidão para enviar forças para Gaza e critica planos israelenses de anexação

O secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, afirmou nesta sexta-feira (5), no Cairo, que há disposição entre os países membros para participar de uma missão internacional em Gaza após o fim das hostilidades. Segundo ele, o presidente palestino Mahmoud Abbas apoia a iniciativa, e Egito e Arábia Saudita apresentaram uma resolução à organização para coordenar a presença árabe na região.


©mahmoudhamda
©mahmoudhamda

Aboul Gheit ressaltou que a decisão busca conter a campanha militar israelense, considerada genocida por autoridades palestinas, e proteger a soberania do Estado palestino. Ele criticou os planos de Israel de anexar partes da Cisjordânia e promover o chamado “Grande Israel”, destacando que tais ações ameaçam a estabilidade regional e dificultam a solução de dois Estados.


A resolução aprovada pelos ministros árabes reafirma a soberania regional e pede que os Estados Unidos reconsiderem a decisão de negar vistos a líderes palestinos, incluindo Abbas, para participarem de reuniões da ONU. O documento também alerta sobre os riscos de integração regional enquanto persistirem a ocupação e as ameaças de anexação.


Mahmoud Abbas, Presidente da Autoridade Palestina I arquivo
Mahmoud Abbas, Presidente da Autoridade Palestina I arquivo

Dados da ONU indicam que mais de 40 mil palestinos foram deslocados no norte da Cisjordânia desde 2023, e apenas entre abril e maio de 2025, cerca de 246 pessoas, incluindo 97 crianças, perderam suas casas na província de Al-Khalil (Hebron). Desde 7 de outubro de 2023, a guerra em Gaza já resultou na morte de pelo menos 64.300 palestinos e ferimentos em 162.005, segundo o Ministério da Saúde palestino.



Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page