top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Lula lidera pesquisas para 2026 e consolida vantagem contra todos os adversários de direita

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) emerge como vencedor em todos os cenários de primeiro e segundo turno testados pela mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira, 17 de julho. O levantamento aponta que o atual chefe do Executivo superaria Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e outros nomes da direita, confirmando uma tendência de consolidação de sua liderança rumo às eleições de 2026.


ree

Mesmo em situações de empate técnico dentro da margem de erro, como no confronto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula aparece numericamente à frente, com 41% das intenções de voto contra 37% de seu adversário. A pesquisa, realizada entre 10 e 14 de julho em 120 municípios brasileiros, entrevistou 2.004 pessoas, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.


O desempenho de Lula manteve-se estável em 41% em um cenário com Tarcísio, enquanto o governador recuou de 40% para 37%. Essa perda de força do principal adversário é atribuída à crise do "tarifaço" imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e à tentativa de Tarcísio de se desvincular do bolsonarismo após as críticas ao aumento das contas de energia.


Na disputa direta com Jair Bolsonaro (PL), Lula também ampliou sua vantagem, alcançando 43% das intenções de voto contra 37% do adversário, que está inelegível e enfrenta risco de prisão por tentativa de golpe de Estado. Em maio, ambos apareciam empatados com 41%. Contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Lula venceria por 43% a 36%, aumentando a diferença de quatro pontos percentuais registrada anteriormente. O presidente também supera os governadores Ratinho Junior (41% a 36%) e Eduardo Leite (41% a 36%), mantendo números similares à rodada anterior. Outros nomes da direita testados pela Quaest também aparecem atrás de Lula, como Eduardo Bolsonaro (43% a 33%), Romeu Zema (42% a 33%) e Ronaldo Caiado (42% a 33%), sem variações significativas em relação à pesquisa de maio.


Nos cenários estimulados de primeiro turno, Lula lidera em todas as simulações, embora o eleitorado ainda se mostre bastante pulverizado. Em um confronto com Bolsonaro, o petista detém 32%, seguido pelo ex-presidente com 26%, Ciro Gomes (PDT) com 8%, Ratinho com 6%, e demais nomes com menos de 5%. Brancos, nulos e indecisos somam 23%. Em outras simulações, Lula aparece com 30% contra Michelle (19%), ou 32% contra Tarcísio (15%) ou Eduardo Bolsonaro (15%). Ciro Gomes se consolida como a terceira via, com percentuais entre 10% e 12%.


A pesquisa revela que a crise com Trump, que impôs uma sobretaxa de 50% a produtos importados, fortaleceu o discurso de Lula e enfraqueceu aliados de Bolsonaro. Segundo a Quaest, 72% dos brasileiros consideram que Trump errou ao penalizar o Brasil em razão de Bolsonaro, e 53% aprovam a resposta do presidente Lula, que promete retaliação comercial proporcional. Esse episódio causou recuos na base bolsonarista, como no caso de Tarcísio, que inicialmente apoiou a medida, mas depois adotou um discurso mais diplomático.


O levantamento também indica que 62% dos entrevistados preferem que Bolsonaro apoie outro nome para a presidência, com Tarcísio (15%) e Michelle (13%) sendo os mais citados. Em relação a Lula, 58% dos entrevistados ainda não querem que ele dispute um novo mandato, mas esse número caiu em comparação aos 66% em maio, e os favoráveis à sua reeleição subiram de 32% para 38%. Na pesquisa espontânea, Lula lidera com 15% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro com 11%, mas o dado mais relevante é que 68% dos entrevistados ainda estão indecisos, o que sinaliza um cenário aberto para futuras movimentações políticas.

Tags:

 
 
 

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page