Protestos em Tbilisi são tentativa de golpe, afirma secretário-geral do partido governista
- www.jornalclandestino.org

- 4 de out.
- 1 min de leitura
O secretário-geral do partido governante Sonho Georgiano – Geórgia Democrática e prefeito de Tbilisi, Kakha Kaladze, declarou nesta sexta-feira (4) que as manifestações ocorridas na capital representam uma tentativa de golpe. Segundo ele, parte dos manifestantes chegou a invadir o palácio presidencial durante os protestos contra os resultados das eleições municipais realizadas no último sábado.

Em coletiva de imprensa, Kaladze classificou os atos como uma “tentativa direta de golpe”, destacando a gravidade da situação e a escalada da violência após a convocação de protestos que reuniram centenas de pessoas ao longo do dia em Tbilisi.
As manifestações foram organizadas por grupos que contestam a legitimidade das eleições locais, que definiram prefeitos e conselhos municipais em todo o país. Os organizadores incentivaram a marcha até o palácio presidencial, onde a tensão aumentou e houve confrontos.
As autoridades georgianas já haviam advertido que possíveis violações e distúrbios relacionados ao processo eleitoral seriam punidos de acordo com a lei. Durante os protestos, foram detidos Levan Khabeishvili, ex-líder do Movimento Nacional Unido — partido fundado pelo ex-presidente Mikhail Saakashvili —, e Zviad Kuprava, membro do Conselho Municipal de Tbilisi. Ambos são acusados de incitar a derrubada do governo.



































































Comentários