Putin e Erdogan reforçam aliança em meio à guerra na Ucrânia e tensões globais
- www.jornalclandestino.org

- 1 de set.
- 1 min de leitura
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, elogiou neste domingo (31) a atuação da Turquia como mediadora no conflito entre Moscou e Kiev. Durante a 25ª cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, realizada em Tianjin, na China, o líder russo destacou o papel decisivo dos encontros realizados em Istambul, que resultaram em avanços humanitários, incluindo acordos de troca de prisioneiros.

Putin afirmou confiar na continuidade da contribuição turca nos esforços diplomáticos e ressaltou a importância de manter a cooperação diante do prolongamento da guerra. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, por sua vez, enfatizou o fortalecimento das relações bilaterais em comércio, turismo, investimentos e energia, além de convidar novamente Putin para visitar a Turquia “o mais brevemente possível”.
Erdogan também se posicionou sobre o Cáucaso, defendendo que as negociações entre Azerbaijão e Armênia resultem em uma paz duradoura e tragam estabilidade regional, algo que, segundo ele, corresponde aos interesses estratégicos tanto de Ancara quanto de Moscou.
Apesar do mandado de captura emitido em 2023 pelo Tribunal Penal Internacional contra Putin, a Turquia não reconhece a jurisdição da corte e mantém relações estreitas com o Kremlin. Erdogan afirmou que os laços bilaterais podem se desenvolver independentemente das circunstâncias políticas atuais.
Além da guerra na Ucrânia e da situação no Cáucaso, os dois líderes discutiram também temas relacionados ao Oriente Médio e ao Norte da África, sinalizando uma agenda conjunta que vai além da cooperação econômica e militar.



































































Comentários