top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Vira-lata: Eduardo Bolsonaro exalta Trump após tarifa contra Brasil e ataca STF

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) causou polêmica nesta quarta-feira (9) ao afirmar que os brasileiros deveriam agradecer ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela nova tarifa de 50% imposta sobre produtos brasileiros. Segundo ele, a medida seria uma resposta internacional aos “abusos” do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).


Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
Eduardo Bolsonaro (PL-SP)

Em publicação nas redes sociais, Eduardo escreveu: “Povo brasileiro, vamos fazer o mundo ouvir a nossa voz. Coloque o seu agradecimento ao Presidente Donald Trump abaixo e vamos rumo à Lei Magnitsky”. Eduardo faz referência à legislação estadunidense que permite a imposição de sanções contra autoridades estrangeiras acusadas de violar direitos humanos.


Aliado de Trump e defensor ferrenho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Eduardo afirmou estar trabalhando para que o Congresso dos EUA aplique a Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes. Segundo ele, isso incluiria revogação de visto e congelamento de bens do ministro. O parlamentar acusa Moraes de agir com autoritarismo e responsabiliza o magistrado pelas sanções econômicas aplicadas ao Brasil.


Em nota, Eduardo declarou que o governo Trump reconheceu as denúncias que ele e seus aliados vêm fazendo nos últimos meses. Para o deputado, a decisão dos EUA reflete uma percepção de desequilíbrio nas relações comerciais e diplomáticas com o Brasil, o que, segundo ele, seria consequência da “escalada autoritária” do Judiciário brasileiro.


A ofensiva de Eduardo Bolsonaro ocorre em meio à crescente pressão internacional impulsionada por políticos estadunidenses alinhados à extrema direita. A deputada republicana María Elvira Salazar também pediu sanções contra Moraes, alegando que o ministro representa uma ameaça à liberdade de expressão.


A tentativa de transformar um ataque econômico em capital político revela a estratégia bolsonarista de internacionalizar sua narrativa de perseguição, enquanto o Brasil sofre os impactos diretos de uma política comercial cada vez mais hostil vinda de Washington.

 
 
 

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page