top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Sindicato dos Jornalistas Palestinos denuncia assassinato de 15 jornalistas em agosto

O Sindicato dos Jornalistas Palestinos relatou que 15 profissionais de imprensa foram mortos em agosto de 2025 durante operações conduzidas pelas forças de ocupação israelenses na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. O balanço foi divulgado neste sábado (6) pelo Comitê de Liberdades do Sindicato, que também documentou 86 violações e crimes contra jornalistas ao longo do mês, segundo a agência de notícias WAFA.


Khan Younis, Gaza Um homem segura o equipamento usado pelo cinegrafista palestino Hussam al-Masri no local onde ele foi morto junto com outros jornalistas e pessoas em ataques israelenses ao hospital Nasser.
Khan Younis, Gaza Um homem segura o equipamento usado pelo cinegrafista palestino Hussam al-Masri no local onde ele foi morto junto com outros jornalistas e pessoas em ataques israelenses ao hospital Nasser.

Os episódios mais letais ocorreram em hospitais da Faixa de Gaza. Em 10 de agosto, seis jornalistas foram mortos nas imediações do Hospital Al-Shifa, em Gaza, enquanto em 25 de agosto cinco jornalistas morreram no Hospital Nasser, em Khan Yunis, onde outros quatro ficaram feridos.


Além das mortes, pelo menos seis jornalistas sofreram ferimentos graves por estilhaços e disparos de fogo real, com alguns ficando permanentemente incapacitados. O relatório também aponta impactos indiretos: três familiares de profissionais da imprensa foram mortos e quatro residências pertencentes a jornalistas foram completamente destruídas em ataques.


A entidade afirma que os números reforçam o padrão de ataques sistemáticos contra a imprensa palestina, prática que tem sido denunciada em fóruns internacionais por organizações de direitos humanos e liberdade de expressão.


Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
Colonos israelenses provocam terror em comunidades palestinas
01:01
bottom of page