Governo Federal aprova novo plano proteger 11 espécies ameaçadas da Mata Atlântica
- www.jornalclandestino.org

- 23 de jun.
- 1 min de leitura
O Governo Federal anunciou nesta segunda-feira (23) um novo passo na proteção da biodiversidade brasileira com a publicação, no Diário Oficial da União, da Portaria nº 2.327, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O documento aprova o 2º ciclo do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e das Preguiças-de-Coleira, beneficiando diretamente 11 espécies ameaçadas de extinção.

Entre as espécies contempladas, destaca-se o muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus), classificado como criticamente em perigo (CR), enquanto outras oito estão em situação em perigo (EN) e duas são consideradas vulneráveis (VU). O plano também incluirá estratégias de conservação para três outras espécies, duas delas oficialmente reconhecidas como ameaçadas.
O novo PAN tem como foco principal evitar o declínio populacional, recuperar habitats e promover o envolvimento da sociedade civil na proteção dessas espécies que habitam o bioma da Mata Atlântica. Com vigência de 1º de julho de 2025 até 1º de julho de 2030, o plano prevê nove ações prioritárias, como o manejo populacional, o controle de espécies invasoras e a mitigação dos impactos do turismo desordenado.
A iniciativa reforça o compromisso do ICMBio e do Ministério do Meio Ambiente com a conservação de espécies-chave para o equilíbrio ecológico da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados e biodiversos do mundo.



































































Comentários