top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Guterres defende transição energética justa e critica poder dos fósseis

Durante o lançamento global do relatório “Um Momento de Oportunidade: Turbinando a Era da Energia Limpa”, o secretário-geral da ONU, António Guterres, destacou a transição energética como chance histórica de impulsionar justiça climática e desenvolvimento econômico. O Brasil foi mencionado como protagonista relevante no cenário global de energias renováveis.


ree

Guterres criticou a lentidão e desigualdade do processo de transição, apontando que países do G20, responsáveis por 80% das emissões globais, devem liderar as mudanças antes da COP30, marcada para novembro no Brasil. Ele convocou os governos a apresentarem novos compromissos climáticos, abrangentes e alinhados à meta de 1,5 °C.


O relatório, elaborado por entidades como FMI, OCDE, Banco Mundial e AIE, aponta que a capacidade instalada de energias renováveis já se aproxima da dos combustíveis fósseis. Guterres defendeu reformas urgentes para desmontar o poder dos interesses fósseis, que agem para travar a transição, especialmente em países em desenvolvimento.


Entre as ações propostas estão: fortalecer o compromisso político, construir sistemas energéticos do século XXI, atender à demanda com fontes limpas, garantir justiça na transição, transformar o comércio em motor da energia limpa e financiar países vulneráveis.


Para o chefe da ONU, a transição energética não é apenas ambiental, mas um novo modelo de desenvolvimento. Ele afirmou que a era dos combustíveis fósseis está em colapso, dando lugar à energia limpa, barata e acessível a todos.


Tags:

 
 
 

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page