Hamas demonstra flexibilidade para presença de forças internacionais em Gaza
- www.jornalclandestino.org

- 13 de ago.
- 1 min de leitura
O Hamas indicou abertura quanto à presença de forças árabes e internacionais em Gaza, no âmbito de um acordo global para cessar-fogo apoiado também pela Autoridade Palestiniana (AP), segundo fonte egípcia próxima das conversações. A delegação palestiniana tem mantido reuniões no Cairo desde terça-feira para discutir a proposta de trégua com Israel.

A fonte destacou que a flexibilidade do Hamas se estende à futura administração da Faixa de Gaza e reflete um “clima positivo” nas negociações. O Cairo respeita, no entanto, a insistência do movimento em manter sua capacidade de resistência nesta fase. A proposta inclui a libertação de prisioneiros israelenses em troca de prisioneiros palestinos, a suspensão do braço militar do Hamas, supervisão árabe e estadunidense da retirada israelense e mecanismos de segurança futura para Gaza.
A ministra dos Negócios Estrangeiros da AP, Varsen Aghabekian, apoiou a criação de uma missão de paz coordenada por vários países e pela ONU, incluindo França, Egito, Turquia, Jordânia, Itália e Reino Unido. Declarações anteriores do presidente francês, Emmanuel Macron, defendiam a formação de uma força internacional temporária de estabilização.
Desde outubro de 2023, a ofensiva israelense em Gaza já resultou em mais de 61 mil mortes, destruição das infraestruturas e deslocamento forçado de centenas de milhares de pessoas. A ONU alerta para risco de fome generalizada no território, afetado por bloqueios humanitários. Israel, EUA e UE consideram o Hamas uma organização terrorista.



































































Comentários