top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Kremlin denuncia avanço do neonazismo na Europa e observa com cautela política alemã

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, alertou nesta segunda-feira (5) sobre o crescimento preocupante de ideologias neonazistas em diversos países europeus, afirmando que até mesmo parte da população local reconhece essa ameaça. A declaração foi feita durante uma entrevista coletiva, na véspera do Dia da Vitória, celebrado em 9 de maio pela Rússia como símbolo da derrota do nazismo na Segunda Guerra Mundial.


"Infelizmente, é improvável que esta celebração seja um ponto de inflexão. As expressões de neonazismo na Europa são substanciais, e muitos cidadãos do continente percebem isso com temor", afirmou Peskov.



ree


Ao comentar a recente decisão das autoridades alemãs de classificar o partido Alternativa para a Alemanha (AfD) como um movimento extremista, Peskov disse tratar-se de um "assunto estritamente interno da Alemanha", destacando que Moscou não pretende se envolver.


Ainda sobre a política alemã, o porta-voz ressaltou que o governo russo acompanhará atentamente as ações do próximo chanceler, Friedrich Merz, que substituirá Olaf Scholz. "Até agora, não ouvimos dele qualquer sinal de disposição para restaurar as relações bilaterais com a Rússia", declarou.


Peskov também comentou, com reservas, o recente anúncio de um acordo entre os Estados Unidos e a Ucrânia sobre recursos minerais, que prevê a criação de um Fundo de Investimento de Reconstrução. O Kremlin afirmou que ainda é cedo para fazer qualquer julgamento, pois o conteúdo do acordo não está claro. "Precisamos de mais detalhes para oferecer uma avaliação", concluiu.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

Iraque lança operação militar para conter ameaças terroristas
01:00
Joseph Kabila reaparece no Quênia após condenação à morte por traição na RD Congo
01:00
ONU vê “esperança real” de cessar-fogo e paz duradoura no leste da RDCongo
01:00
Juíza suspende intervenção de Trump em Illinois
01:00
Freak Show Genocida: Netanyahu recebe Trump em Israel
01:00
Trump sugere expulsar Espanha da OTAN
01:00
Melania Trump anuncia canal aberto para Putin
01:00
Mais de 400 pessoas morreram de desnutrição na Faixa de Gaza somente neste ano
01:00
bottom of page