top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Lula embarca para Rússia e China em missão por mundo multipolar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou nesta quarta-feira (8) uma agenda internacional estratégica com visitas à Rússia e à China, entre os dias 8 e 13 de maio. Em Moscou, onde permanece até sexta (10), Lula participa das comemorações pelos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, reúne-se com o presidente Vladimir Putin e deve assinar acordos nas áreas de ciência e tecnologia, além de reforçar laços comerciais, especialmente no agronegócio.



ree

Após a etapa russa, Lula segue para Pequim nos dias 12 e 13, para sua quarta visita oficial à China. A agenda inclui participação no IV Fórum China-CELAC e a assinatura de novos acordos bilaterais em áreas como agricultura, infraestrutura, ciência, saúde e educação. A China segue como maior parceira comercial do Brasil, com trocas que superaram US$ 38 bilhões só no primeiro trimestre de 2025.


As visitas reforçam o papel do Brasil como defensor de um sistema internacional mais plural e cooperativo. Em ambos os países, Lula deve enfatizar a importância do multilateralismo e da integração sul-sul, além de avançar em pautas como transição energética, segurança alimentar e reformas na governança global.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page