Lula embarca para Rússia e China em missão por mundo multipolar
- www.jornalclandestino.org

- 7 de mai.
- 1 min de leitura
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou nesta quarta-feira (8) uma agenda internacional estratégica com visitas à Rússia e à China, entre os dias 8 e 13 de maio. Em Moscou, onde permanece até sexta (10), Lula participa das comemorações pelos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, reúne-se com o presidente Vladimir Putin e deve assinar acordos nas áreas de ciência e tecnologia, além de reforçar laços comerciais, especialmente no agronegócio.

Após a etapa russa, Lula segue para Pequim nos dias 12 e 13, para sua quarta visita oficial à China. A agenda inclui participação no IV Fórum China-CELAC e a assinatura de novos acordos bilaterais em áreas como agricultura, infraestrutura, ciência, saúde e educação. A China segue como maior parceira comercial do Brasil, com trocas que superaram US$ 38 bilhões só no primeiro trimestre de 2025.
As visitas reforçam o papel do Brasil como defensor de um sistema internacional mais plural e cooperativo. Em ambos os países, Lula deve enfatizar a importância do multilateralismo e da integração sul-sul, além de avançar em pautas como transição energética, segurança alimentar e reformas na governança global.



































































Comentários