top of page

Mais de 78 mil afegãos retornaram do Paquistão nos últimos quatro meses

Mais de 78 mil afegãos retornaram do Paquistão ao Afeganistão nos últimos quatro meses, atravessando principalmente a passagem fronteiriça de Spin Boldak, segundo informações do Departamento de Refugiados do governo talibã. Entre os retornados, cerca de seis mil são prisioneiros.


©THE NEW YORK TIMES
©THE NEW YORK TIMES

O fluxo de repatriados resulta de uma campanha de expulsão conduzida pelo Paquistão, que forçou o retorno de refugiados que haviam fugido do Afeganistão em 2021, temendo a ascensão de grupos fundamentalistas. Muitos relatam abusos por parte das autoridades paquistanesas, incluindo maus-tratos e extorsão.


Para atender à crescente demanda, o governo talibã anunciou a criação de seis municípios na província de Kandahar e a ampliação das instalações de acolhimento para os repatriados. A situação agrava a já crítica crise humanitária no país, marcada por uma economia fragilizada, colapso dos serviços básicos e restrições aos direitos humanos, principalmente das mulheres.


A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) alertou que o retorno acelerado impõe enorme pressão sobre os serviços essenciais e aumenta os riscos de instabilidade na região.

LEIA ON-LINE GRATUITAMENTE OU ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Todos os arquivos estão disponíveis gratuitamente, porém, ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho clandestino.

em tempos de

guerra, APOIE a

contra-informação 

Fortaleça um jornalismo que não bate continência para a bandeira dos EUA

Aqui o apoio é livre, sem boletos mensais. Você contribui quando quiser, com o quanto puder — e como forma de agradecimento, enviamos um brinde CLANDESTINO digital no seu e-mail.

bottom of page