Mais de 78 mil afegãos retornaram do Paquistão nos últimos quatro meses
- www.jornalclandestino.org
- 13 de ago.
- 1 min de leitura
Mais de 78 mil afegãos retornaram do Paquistão ao Afeganistão nos últimos quatro meses, atravessando principalmente a passagem fronteiriça de Spin Boldak, segundo informações do Departamento de Refugiados do governo talibã. Entre os retornados, cerca de seis mil são prisioneiros.

O fluxo de repatriados resulta de uma campanha de expulsão conduzida pelo Paquistão, que forçou o retorno de refugiados que haviam fugido do Afeganistão em 2021, temendo a ascensão de grupos fundamentalistas. Muitos relatam abusos por parte das autoridades paquistanesas, incluindo maus-tratos e extorsão.
Para atender à crescente demanda, o governo talibã anunciou a criação de seis municípios na província de Kandahar e a ampliação das instalações de acolhimento para os repatriados. A situação agrava a já crítica crise humanitária no país, marcada por uma economia fragilizada, colapso dos serviços básicos e restrições aos direitos humanos, principalmente das mulheres.
A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) alertou que o retorno acelerado impõe enorme pressão sobre os serviços essenciais e aumenta os riscos de instabilidade na região.