top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Com Lula, Brasil atinge menor taxa de desemprego para o trimestre até maio desde 2012, aponta IBGE

Sob o governo Lula, o Brasil registrou uma taxa de desemprego de 6,2% no trimestre encerrado em maio de 2025, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice é o mais baixo já apurado para o período desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012.


12.06.2025 - Visita e Cerimônia de Entrega de Máquinas Agrícolas a Municípios de Minas Gerais ©RICARDO STUCKERT
12.06.2025 - Visita e Cerimônia de Entrega de Máquinas Agrícolas a Municípios de Minas Gerais ©RICARDO STUCKERT

O resultado representa uma queda em relação aos 6,8% observados no trimestre anterior, encerrado em fevereiro, e superou as expectativas do mercado financeiro, cuja mediana era de 6,3%, de acordo com levantamento da Bloomberg. As projeções variavam entre 6,2% e 6,7%.


Apesar do ciclo de alta da taxa básica de juros (Selic), promovido pelo Banco Central para conter a inflação, o mercado de trabalho tem mostrado robustez. “É evidente que o mercado de trabalho segue se expandindo, mesmo diante de juros elevados”, avaliou William Kratochwill, analista da pesquisa no IBGE.


Emprego em alta e recordes no setor formal

O número de pessoas ocupadas chegou a 103,9 milhões, o maior patamar da série histórica para trimestres encerrados em maio, representando um crescimento de 1,2% em relação ao trimestre anterior — um acréscimo de 1,2 milhão de trabalhadores.


O nível de ocupação, que mede o percentual de pessoas com 14 anos ou mais que estão empregadas, ficou em 58,5%, próximo ao recorde de 58,8% registrado até novembro de 2024.


Entre os segmentos analisados, o setor formal teve destaque. O número de empregados com carteira assinada no setor privado alcançou 39,8 milhões, marcando um novo recorde. O contingente de trabalhadores por conta própria também avançou, atingindo 26,2 milhões, enquanto o número de servidores e empregados no setor público chegou a quase 13 milhões — outro recorde da série histórica.



Tags:

 
 
 

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
Colonos israelenses provocam terror em comunidades palestinas
01:01
bottom of page