top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Nobel de Economia exalta sistema brasileiro e critica bloqueios digitais nos EUA sob Trump

O economista Paul Krugman, Nobel de 2008, chamou o Pix de “futuro do dinheiro” e elogiou seu impacto social no Brasil. Em artigo recente, ele questiona se os EUA terão coragem política e autonomia pública para adotar algo similar ao sistema brasileiro.


Economista Paul Krugman, Nobel de 2008
Economista Paul Krugman, Nobel de 2008

Krugman destaca que o Pix é gratuito para pessoas físicas, barato para empresas, funciona em tempo real e já é usado por 93% da população adulta. Segundo ele, o sistema é mais eficiente que os modelos privados e tende a substituir cartões e dinheiro em espécie.


Ele critica o conservadorismo dos Republicanos, que barraram no Congresso o projeto de uma moeda digital estatal, mas aprovaram uma lei que favorece criptomoedas privadas. Krugman alerta que essas moedas são terreno fértil para fraudes, instabilidade e até sequestros por dados.


Para o economista, o lobby do setor financeiro e o discurso paranoico contra o Estado impedem qualquer avanço parecido com o Pix nos EUA. Trump, inclusive, acusou o Pix de “concorrência desleal” aos cartões estadunidenses, o que Krugman vê como protecionismo ideológico.


Em sua análise, Krugman diz que o Brasil oferece ao mundo um modelo híbrido, eficaz e público, ignorado por Washington. Ele conclui: “Outros países podem aprender com o Pix. Já os EUA estão presos entre interesses privados e delírios criptográficos.”



Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page