O rei Abdullah II da Jordânia destacou a urgência de interromper a guerra em andamento entre Israel, Gaza e o Líbano
- Clandestino
- 18 de out. de 2024
- 1 min de leitura
O rei Abdullah II da Jordânia destacou a urgência de interromper a guerra em andamento entre Israel, Gaza e o Líbano, além de proteger os civis afetados, durante um encontro com a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, realizado em Aqaba, no sul da Jordânia, na última sexta-feira.
O monarca ressaltou a necessidade de reduzir as tensões na região e de fortalecer a resposta à crise humanitária em Gaza. Ele apelou por esforços intensificados para alcançar um cessar-fogo imediato, visando interromper a agressão israelense e aliviar o sofrimento dos civis.
Abdullah II também enfatizou a importância de garantir que a ajuda humanitária e médica chegue aos destinos pretendidos em Gaza. Ele reafirmou o compromisso contínuo em apoiar a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA), permitindo que cumpra seu papel de forma eficaz.
O rei ainda alertou sobre os contínuos ataques de colonos extremistas contra palestinos na Cisjordânia, além das violações em locais sagrados islâmicos e cristãos em Jerusalém. Ele frisou a necessidade de medidas concretas para criar um caminho político que possibilite uma paz justa e abrangente, baseada na solução de dois Estados.
Por sua vez, a primeira-ministra Meloni elogiou o papel humanitário da Jordânia no apoio ao povo de Gaza.
Comentarios