top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Reino Unido detém primeiros migrantes que serão deportados para a França sob novo acordo bilateral

O governo do Reino Unido anunciou nesta quinta-feira (7) a detenção dos primeiros migrantes que chegaram em pequenas embarcações pelo Canal da Mancha, como parte do novo acordo de cooperação migratória firmado entre Londres e Paris, que entrou em vigor na última quarta-feira.


Segundo comunicado divulgado pelo Ministério do Interior britânico, os migrantes foram detidos logo após desembarcarem no país e encaminhados a centros de detenção administrativa, onde aguardarão o processo de deportação. O número exato de detidos não foi informado.


O tratado, apresentado durante a visita oficial do presidente francês Emmanuel Macron ao Reino Unido em julho, tem como objetivo "combater o tráfico de pessoas e desencorajar travessias perigosas realizadas em embarcações improvisadas e superlotadas".


EURO MED MONITOR I  ARQUIVO
EURO MED MONITOR I ARQUIVO

De acordo com as autoridades britânicas, as primeiras deportações para a França devem ocorrer nas próximas semanas. Pelo acordo, o Reino Unido enviará às autoridades francesas os nomes dos migrantes a serem deportados no prazo de três dias após a detenção, e a França terá até 14 dias para responder.


"Quando prometi que faria tudo ao meu alcance para proteger nossas fronteiras, falei com seriedade", afirmou o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, que enfrenta crescente pressão para conter o número de chegadas ilegais ao país.

Primeiro-ministro britânico Keir Starmer
Primeiro-ministro britânico Keir Starmer

Desde o início do ano, mais de 25.400 pessoas atravessaram o Canal da Mancha em pequenas embarcações, o que representa um aumento de 49% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados oficiais.


O acordo bilateral segue o princípio do "um por um": a França aceitará migrantes que tenham chegado ao Reino Unido de forma irregular e cujos pedidos de asilo tenham sido considerados inadmissíveis. Em contrapartida, o Reino Unido receberá solicitantes que estejam atualmente na França e que realizem o pedido de entrada por meio de uma plataforma online — dando prioridade a pessoas com vínculos familiares ou sociais com o Reino Unido.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

Iraque lança operação militar para conter ameaças terroristas
01:00
Joseph Kabila reaparece no Quênia após condenação à morte por traição na RD Congo
01:00
ONU vê “esperança real” de cessar-fogo e paz duradoura no leste da RDCongo
01:00
Juíza suspende intervenção de Trump em Illinois
01:00
Freak Show Genocida: Netanyahu recebe Trump em Israel
01:00
Trump sugere expulsar Espanha da OTAN
01:00
Melania Trump anuncia canal aberto para Putin
01:00
Mais de 400 pessoas morreram de desnutrição na Faixa de Gaza somente neste ano
01:00
bottom of page