top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Às vésperas das eleições, governo da Tanzânia restringe acesso à rede X após invasões a contas estatais

As autoridades da Tanzânia restringiram o acesso à plataforma X em todo o território nacional após uma série de ataques cibernéticos que comprometeram contas oficiais do governo, divulgando conteúdos falsos e sexualmente explícitos. A medida foi implementada em um momento de crescente tensão política, a poucos meses das eleições gerais previstas para outubro.



Elon Musk - Alain Jorcard I AFP
Elon Musk - Alain Jorcard I AFP


A onda de ciberataques teve início na noite de terça-feira, quando a conta oficial da polícia tanzaniana foi invadida. Os invasores publicaram imagens pornográficas e disseminaram anúncios enganosos, incluindo uma falsa declaração sobre a morte da presidente Samia Suluhu Hassan. O conteúdo foi rapidamente removido, e as autoridades abriram uma investigação para identificar os responsáveis.


Além da polícia, o perfil da operadora estatal Airtel Tanzânia também foi alvo de hackers. Apesar do impacto dos ataques, o governo minimizou a gravidade do incidente. “A infraestrutura digital da Tanzânia está segura”, afirmou o porta-voz Gerson Msigwa, que classificou os eventos como “um caso isolado” e pediu calma à população.


Mesmo diante das garantias oficiais, a plataforma X tornou-se inacessível no país a partir de quarta-feira, exceto para usuários que utilizam redes privadas virtuais (VPNs) — cujo uso sem autorização é ilegal na Tanzânia e pode resultar em penalidades severas, incluindo prisão.




Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
Colonos israelenses provocam terror em comunidades palestinas
01:01
bottom of page