Trump ameaça “apagar” Irã após retomada do programa nuclear
- www.jornalclandestino.org
- 29 de jul.
- 1 min de leitura
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reacendeu tensões no Oriente Médio ao lançar uma nova ameaça contra o Irã. Em resposta à intenção de Teerã de reiniciar o enriquecimento de urânio, Trump afirmou no domingo que novas instalações nucleares iranianas serão “eliminadas mais rápido do que se pode acenar com o dedo”.

A declaração veio após o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, reafirmar à Fox News que o país não abrirá mão de seu programa nuclear — que, segundo ele, é pacífico e representa uma conquista científica e símbolo de orgulho nacional.
No mês passado, Israel e Estados Unidos bombardearam centros nucleares iranianos em Fordow, Natanz e Isfahan. A justificativa para os ataques foi a suposta proximidade do Irã de desenvolver uma bomba atômica — alegação que não foi corroborada nem pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) nem pela inteligência dos EUA. O bombardeio resultou na morte de dezenas de cientistas e militares iranianos, além de sérios danos à infraestrutura nuclear.
Apesar da ofensiva, o governo iraniano prometeu reconstruir as instalações destruídas e manter seu direito ao uso pacífico da energia nuclear. Araghchi reforçou que Teerã jamais buscou armas nucleares, tampouco tem planos de destruir Israel ou realizar atentados contra Trump.
A resposta internacional ao ataque coordenado por Washington e Tel Aviv foi majoritariamente negativa. A ONU alertou para riscos de desestabilização regional, enquanto países como a Rússia classificaram a ação como “agressão não provocada” e uma grave violação do direito internacional.