top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

320 mil crianças com menos de cinco anos correm risco de sofrer desnutrição aguda em Gaza

Um grupo de 20 especialistas das Nações Unidas, incluindo a relatora especial para os Territórios Palestinos Ocupados, Francesca Albanese, exigiu nesta quinta-feira (7) que Israel restabeleça, com urgência, o acesso irrestrito das agências humanitárias da ONU à Faixa de Gaza.


Em comunicado conjunto divulgado em Genebra, Suíça, os especialistas destacam a necessidade de atuação imediata de organizações como a Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA) e o Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), a fim de conter o agravamento da crise humanitária no território.


"É preciso agir para evitar mais fome e sofrimento desumano", afirmaram, segundo declaração reproduzida pela agência espanhola EFE.

O grupo alerta que mais de 500 mil pessoas, o equivalente a um quarto da população de Gaza, estão em situação de fome, e cerca de 320 mil crianças com menos de cinco anos correm risco de sofrer desnutrição aguda.


FAIXA DE GAZA, JULHO DE 2025. ARQUIVO
FAIXA DE GAZA, JULHO DE 2025. ARQUIVO

Os especialistas acusam Israel de utilizar a fome como arma de guerra, classificando essa prática como um crime de direito internacional. Também criticaram severamente a atuação da Fundação Humanitária de Gaza (FHG), criada com apoio de Israel e dos Estados Unidos, a qual teria agravado a escassez de alimentos no território.


Segundo eles, a exclusividade dada à FHG para a distribuição de ajuda humanitária, desde maio, provocou a morte de quase 1.400 pessoas que buscavam alimentos, ao inviabilizar a atuação de entidades internacionais experientes e imparciais. “Esse resultado trágico era previsível”, disseram.


Os peritos pedem ainda que a comunidade internacional se mobilize para restaurar o sistema de assistência humanitária das Nações Unidas em Gaza.




Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page