RDCongo: Ataque do M-23 durante funeral deixa mais de 50 mortos
- www.jornalclandestino.org

- 9 de set. de 2025
- 1 min de leitura
Autoridades congolesas confirmaram que mais de 50 civis foram mortos por militantes do grupo rebelde M-23 durante um funeral na cidade de Ntoyo, na região de Lubero, província de Kivu do Norte, no leste da República Democrática do Congo. O ataque ocorreu na noite de segunda-feira, por volta das 21h, quando os participantes da cerimônia foram surpreendidos. Muitos foram mortos com facões, segundo relatos locais, e buscas continuam para localizar pessoas desaparecidas.

Makir Sefikonola, autoridade local, afirmou à Reuters que o número estimado de mortos está próximo de 50, enquanto o coronel Alaïne Kiyowa, governador militar da região, elevou a contagem para cerca de 60, alertando que o número pode aumentar devido às vítimas ainda não localizadas.
O episódio se insere no contexto de ofensivas recentes do M-23, grupo rebelde que atua no leste do país, conhecido por seu histórico de graves violações de direitos humanos. Relatórios da missão de investigação do Escritório de Direitos Humanos da ONU apontam que o M-23, apoiado por Ruanda, tem cometido execuções sumárias, tortura, desaparecimentos forçados e tomada de reféns, condutas que podem equivaler a crimes contra a humanidade e crimes de guerra.




















































Comentários