top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

China critica postura "atiçar as chamas" dos EUA e pede contenção após ataques a Teerã

Em meio à escalada de tensão no Oriente Médio, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, criticou duramente os comentários do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusando-o de fomentar o conflito entre o Irã e Israel. A declaração foi publicada pela agência IRNA, com base em informações da AFP.


Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun


Segundo Jiakun, "atiçar as chamas, fazer ameaças e exercer pressões não contribuem para a redução das tensões; ao contrário, ampliam e intensificam o conflito". O diplomata chinês também apelou para que países com influência significativa sobre Israel assumam suas responsabilidades e adotem medidas urgentes para conter a escalada da violência.


A reação chinesa veio após Trump declarar publicamente que "todos devem evacuar Teerã imediatamente", em resposta aos recentes acontecimentos na região.


Na sexta-feira, 13 de junho de 2025, Teerã e outras cidades iranianas foram alvos de um ataque atribuído ao regime israelense, que resultou na morte de civis, cientistas e comandantes militares iranianos. Em pronunciamento à população, o Líder Supremo do Irã afirmou que "o regime deve se preparar para uma punição severa" e prometeu uma resposta firme por parte das Forças Armadas da República Islâmica.


Durante a madrugada, o Irã iniciou uma série de ataques retaliatórios contra alvos ligados a Israel, ampliando a crise regional e aumentando o risco de um confronto de maiores proporções.

Tags:

 
 
 

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page