Diante do cenário caótico provocado por chuvas torrenciais, o governo chinês aloca US$ 7 milhões para ações humanitárias
- www.jornalclandestino.org

- 28 de jul.
- 2 min de leitura
A China enfrenta uma grave emergência climática no norte do país, com inundações severas atingindo regiões como Pequim e a província de Hebei. Diante do cenário caótico provocado por chuvas torrenciais desde o fim de semana, o governo central alocou 50 milhões de yuans (aproximadamente US$ 7 milhões) para ações humanitárias em Hebei, uma das áreas mais afetadas.

Pequim emitiu, na manhã de segunda-feira (28), um alerta vermelho de inundação para distritos montanhosos como Yanqing, Huairou e Miyun. A previsão indica risco elevado de deslizamentos de terra, quedas de rochas e inundações-relâmpago até a manhã de terça-feira. A capital também suspendeu todas as atividades esportivas ao ar livre, enquanto alertas amarelo e laranja de tempestades foram atualizados ao longo do dia.
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma ativou uma resposta emergencial de nível IV. As autoridades estimam que, em algumas regiões da capital, o volume acumulado de chuva possa ultrapassar 250 milímetros em apenas seis horas. Já o rio Chaobai deve atingir níveis de alerta, com população ribeirinha sendo orientada a manter distância.
A situação é crítica em toda a bacia do rio Haihe, que drena a região Pequim-Tianjin-Hebei. O Luanhe, afluente importante do sistema, registrou sua primeira inundação oficialmente designada em 2025. O reservatório de Panjiakou, em Tangshan (Hebei), já opera com vazão de 2.270 m³/s e deve alcançar o pico de 4.000 m³/s até o fim desta segunda-feira.
Até o momento, mais de 30 rios nas regiões norte e oeste do país — incluindo Mongólia Interior, Shanxi, Shaanxi, Yunnan e Xinjiang — excederam seus níveis de segurança, segundo o China News Service. Autoridades locais cancelaram expedições de montanhismo, caminhadas e ciclismo, enquanto se multiplicam alertas para novos desastres geológicos.































































Comentários