top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

No Dia Mundial da Criança, Ministério das Relações Exteriores da Palestina denuncia graves violações aos direitos das crianças palestinas

Em declaração emitida nesta quarta-feira (20), Dia Mundial da Criança, o Ministério das Relações Exteriores e Expatriados da Palestina destacou as condições catastróficas enfrentadas por crianças palestinas sob ocupação israelense. O ministério enfatizou a necessidade urgente de proteção internacional para impedir que essas crianças sejam excluídas de seus direitos básicos, especialmente o direito à vida.


O ministério apresentou dados recentes sobre o número de crianças mortas pela ocupação israelense, afirmando que os números refletem uma realidade de genocídio em andamento, com crianças pagando o preço mais alto em um conflito que as atinge indiscriminadamente.


Na Faixa de Gaza, centenas de milhares de crianças sofrem com a escassez de alimentos e água potável, enfrentando um grave risco à sobrevivência. Na Cisjordânia, crianças são frequentemente detidas, muitas vezes sob julgamentos militares que violam padrões internacionais. Cerca de 85% das crianças detidas relatam tratamentos severos, incluindo vendas, algemas e detenções noturnas, práticas que contrariam normas globais como a Convenção sobre os Direitos da Criança.


Em Jerusalém, o ministério apontou que 70 palestinos, incluindo crianças, foram submetidos a prisão domiciliar desde outubro de 2023, em meio ao aumento das restrições. Além disso, condenou uma recente lei aprovada pelo Knesset israelense, que autoriza a detenção de crianças menores de 14 anos sob acusações de atividades “terroristas”. A nova legislação foi descrita como uma escalada perigosa, que agrava o sofrimento das crianças palestinas.


O ministério também chamou a atenção para o impacto devastador da redução das operações da UNRWA (Agência de Assistência e Trabalhos para Refugiados Palestinos), que interrompeu serviços essenciais de saúde, educação e subsistência para crianças.


Reforçando o papel da comunidade global, o ministério instou os países a tomarem medidas imediatas para pressionar Israel a cumprir suas obrigações sob tratados internacionais, especialmente a Convenção sobre os Direitos da Criança. Segundo o comunicado, a proteção das crianças palestinas é uma responsabilidade coletiva que não pode ser ignorada.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page