Diretora do CDC renuncia semanas após assumir o cargo
- www.jornalclandestino.org
- 27 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de ago.
A diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Susan Monarez, deixou o posto de forma inesperada poucas semanas após sua posse, informou nesta quarta-feira (27) o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS). A decisão representa mais um episódio de instabilidade na estrutura de saúde do governo Trump.
No mesmo dia, Daniel Jernigan, diretor do Centro Nacional de Doenças Infecciosas Emergentes e Zoonóticas, também apresentou renúncia, segundo um e-mail interno obtido pela Axios. A Casa Branca e o HHS não comentaram os afastamentos.
A saída de Monarez coincidiu com o anúncio do HHS sobre mudanças nos critérios de elegibilidade para vacinas contra a Covid-19. Durante sua breve gestão, o CDC enfrentou desafios significativos, incluindo um ataque armado à sede da agência em Atlanta por um atirador motivado por discursos antivacina, além de centenas de cortes de empregos.
Monarez havia sido nomeada em maio pelo presidente Donald Trump, após a desistência de Dave Weldon, e confirmada no cargo em 29 de julho. Nas audiências de sua nomeação, defendeu a importância das vacinas, sem contrariar a posição do secretário do HHS, Robert F. Kennedy Jr.
A renúncia se soma a uma série de mudanças recentes em órgãos federais de saúde. No início de agosto, Vinay Prasad, principal regulador de vacinas da FDA, retornou ao cargo após ter deixado a função inesperadamente no final de julho.