top of page

Tropas da Guarda Nacional passam a portar armas em Washington DC

Militares da Guarda Nacional que patrulham Washington, DC, começaram a portar armas de fogo, segundo comunicado da Força-Tarefa Conjunta-DC. A medida autoriza o uso da força apenas como último recurso, diante de ameaças iminentes de morte ou ferimentos graves. As tropas, enviadas por ordem do presidente Donald Trump, incluem soldados de seis estados e estão equipadas com pistolas M17 e rifles M4.


Tropas da Guarda Nacional passam a portar armas em Washington, DC ©VICE
Tropas da Guarda Nacional passam a portar armas em Washington, DC ©VICE

A decisão ocorre em meio a declarações de Trump de que a capital “não registra crimes ou homicídios”, mesmo após a mobilização de milhares de policiais federais e militares, e provoca protestos e preocupação entre moradores. Dados oficiais indicam redução da criminalidade na cidade e questionam a necessidade da ação. Autoridades democratas, como o governador de Illinois, JB Pritzker, criticaram a medida, afirmando que se trata de uma tentativa de politizar a segurança pública e criar uma crise artificial.


Washington, DC, por não ser um estado, permite que o presidente assuma temporariamente o controle da segurança local por até 30 dias, embora a medida suscite debate sobre o uso político das forças armadas em áreas urbanas.


©ABCNEWS
©ABCNEWS



LEIA ON-LINE GRATUITAMENTE OU ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Todos os arquivos estão disponíveis gratuitamente, porém, ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho clandestino.

em tempos de

guerra, APOIE a

contra-informação 

Fortaleça um jornalismo que não bate continência para a bandeira dos EUA

Aqui o apoio é livre, sem boletos mensais. Você contribui quando quiser, com o quanto puder — e como forma de agradecimento, enviamos um brinde CLANDESTINO digital no seu e-mail.

bottom of page