top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Irã e AIEA podem anunciar acordo após negociações no Cairo, apesar de tensões recentes

Fontes diplomáticas indicam que o Irã e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) estão próximos de alcançar um novo entendimento durante reuniões no Cairo. O chanceler iraniano, Abbas Araqchi, viajou ao Egito nesta terça-feira (9) para encontros com autoridades locais e com o diretor-geral da agência, Rafael Grossi, em um momento considerado decisivo para o futuro da cooperação nuclear entre as partes.


Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi
Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi

Segundo informações preliminares, embora nada tenha sido formalizado, existe a possibilidade de que um acordo seja firmado, redefinindo os termos da relação após meses de atrito. O clima de tensão se agravou em junho, quando os Estados Unidos e Israel realizaram ataques a instalações nucleares iranianas, considerados ilegais por Teerã. Em resposta, o Parlamento iraniano aprovou uma lei suspendendo a cooperação com a agência da ONU.


A decisão legislativa também foi motivada por um relatório da própria AIEA que, segundo autoridades iranianas, favoreceu pressões internacionais e abriu caminho para novas medidas hostis contra o país. Araqchi já havia advertido, no início de setembro, que Teerã não ofereceria nenhuma nova forma de colaboração até a conclusão das negociações em curso.


De acordo com o chanceler, está em debate a criação de uma nova estrutura de cooperação, ajustada ao contexto atual, o que inclui salvaguardas para evitar a reimposição de sanções da ONU por meio do chamado “mecanismo de retorno”. O Irã insiste que está disposto a dialogar, mas exige garantias de que seu programa nuclear não será alvo de pressões políticas e militares externas.


O encontro no Cairo, portanto, pode representar uma oportunidade para restabelecer um canal de cooperação, ainda que sob condições renegociadas, e reduzir os riscos de escalada no Oriente Médio.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page