top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Irã afirma que programa nuclear iraniano segue inabalado apesar de ameaças israelenses

Após uma reunião de gabinete na quarta-feira, Mohammad Eslami, chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, destacou que as capacidades defensivas e de segurança do país estão em alerta constante para enfrentar qualquer ameaça. “Temos enfrentado ameaças contínuas à nossa nação, e nossas medidas de defesa e segurança estão sempre prontas para uma resposta eficaz”, afirmou Eslami, acrescentando que as instalações nucleares iranianas são fundamentais e estão sob rigorosa proteção desses protocolos.


Eslami também pediu que a comunidade internacional responsabilize Israel por suas ameaças nucleares direcionadas às instalações do Irã. O comentário veio em resposta às recentes declarações de autoridades israelenses sugerindo ataques contra alvos nucleares iranianos em retaliação à Operação True Promised II, ocorrida no início de outubro nos territórios ocupados.


O chefe da energia atômica iraniana mencionou ainda a possibilidade de o Irã considerar uma retirada do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP) caso ocorra um ataque israelense. Ele enfatizou que tal decisão cabe ao parlamento iraniano, e só entraria em vigor após ser aprovada e promulgada como lei pelo Conselho Guardião. “Se o Irã decidisse deixar o TNP, haveria um período de 90 dias para negociações com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) antes de prosseguir com a retirada”, explicou Eslami.


O TNP, criado para prevenir a proliferação de armas nucleares, promover o uso pacífico da energia nuclear e trabalhar em prol do desarmamento nuclear, foi assinado em 1968 e entrou em vigor em 1970. Com 191 países signatários, é um dos tratados mais amplamente apoiados no mundo. O Irã, como parte do acordo, comprometeu-se a não desenvolver armas nucleares e permite as inspeções da AIEA para garantir que seu programa nuclear seja de natureza exclusivamente pacífica.


TEHRAN TIMES

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

Mobilização popular para exige regresso imediato do presidente Maduro
01:00
Caxemira repudia distúrbios no Irã e posiciona-se a favor de Teerã
01:00
Grupo armado dos Panteras Negras confronta forças policias
02:04
Entidades Palestinas Condenam Acordo Tripartite EUA-Israel-Síria
00:33
Fotos do terrorista pedófilo que sequestrou o presidente Nícolas Maduro
00:22
TRUMP ANUNCIA SEQUESTRO DE30 A 50 MILHÕES DE BARRIS DE PETRÓLEO VENEZUELANO
01:00
Edward Said lendo "Os Condenados da Terra", de Frantz Fanon
00:32
“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
bottom of page