top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Israel bane duas mulheres judias dos EUA por ajudar palestinos na colheita de azeitonas

Duas cidadãs judias dos Estados Unidos foram proibidas de entrar em Israel por 10 anos após auxiliarem agricultores palestinos durante a colheita de azeitonas na aldeia ocupada de Burin, na Cisjordânia. As mulheres, uma de 18 anos e outra de cerca de 50, foram detidas na quarta-feira (29) sob a acusação de terem entrado em uma “zona militar fechada” imposta pelo exército israelense desde o final de outubro. Elas foram levadas à prisão de Givon, em Ramleh, e deportadas na sexta-feira, segundo informações divulgadas pelo The Times of Israel e reproduzidas pelo The New Arab.

As duas faziam parte de um projeto da organização Rabinos pelos Direitos Humanos, que promove ações de solidariedade junto a agricultores palestinos vítimas de ataques de colonos israelenses durante a safra anual de azeitonas. Após uma audiência judicial, a Autoridade de População e Imigração de Israel determinou o cancelamento de seus vistos e emitiu uma ordem proibindo sua entrada em território israelense e na Cisjordânia ocupada por uma década. O advogado das ativistas confirmou que elas ainda podem recorrer da decisão junto ao Ministério da Justiça israelense.

Arquivo I Cisjordânia ocupada _Mosab.Shawer
Arquivo I Cisjordânia ocupada _Mosab.Shawer

A deportação ocorre em meio a uma escalada de violência de colonos israelenses contra palestinos na região, que registrou ao menos 158 ataques desde o início da colheita em meados de outubro, segundo a Comissão de Resistência ao Muro e aos Assentamentos. Agricultores palestinos têm relatado episódios de agressões físicas, destruição de oliveiras e incêndios criminosos. Em um dos casos mais graves, uma mulher idosa palestina foi golpeada na cabeça por um colono enquanto colhia azeitonas.

A ativista Becca Strober, da organização Solidariedade das Nações, criticou a prisão e deportação das americanas, afirmando que “os militares israelenses deveriam deter colonos violentos, não ativistas que promovem a paz”. Outros 32 voluntários internacionais já haviam recebido ordens de deportação por apoiar agricultores palestinos em episódios semelhantes.

Arquivo I Cisjordânia ocupada _Mosab.Shawer
Arquivo I Cisjordânia ocupada _Mosab.Shawer

A temporada da colheita de azeitonas, que possui profundo valor econômico e simbólico para a população palestina, tornou-se um período de tensão anual devido aos confrontos entre agricultores locais e colonos israelenses. A repressão recente amplia as críticas de organizações de direitos humanos, que denunciam o uso de medidas militares para restringir a solidariedade internacional aos palestinos e reforçar o controle sobre a Cisjordânia ocupada.

Fonte: The New Arab / The Times of Israel


Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
Colonos israelenses provocam terror em comunidades palestinas
01:01
Colonos israelenses infligem crueldade sádica aos rebanhos de famílias palestinas
01:01
Execuções em massa e apagão humanitário aprofundam o colapso do Sudão
01:01
O Rio pede paz - BARRICADA
02:10
@zatur.art
00:26
bottom of page