top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Israel bombardeia portos no Iêmen e ameaça assassinar líderes do Ansar Allah

Na manhã desta sexta-feira (16), aviões de guerra israelenses realizaram intensos bombardeios contra os portos iemenitas de Hodeidah, Ras Issa e Al-Salif, localizados na estratégica costa oeste do país. Os ataques, que visaram infraestrutura essencial, foram confirmados por veículos da mídia israelense, que relataram a participação de dezenas de aeronaves, incluindo caças, aviões de reabastecimento e aeronaves de reconhecimento.


Logo após os ataques, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, utilizou as redes sociais para declarar que Tel Aviv pretende "caçar" e "eliminar" Abdul Malik al-Houthi, líder do movimento iemenita Ansar Allah. Katz mencionou, como referência, os recentes assassinatos de comandantes de grupos de resistência em Gaza, Beirute e Teerã. “Vamos nos defender com nossas próprias forças contra qualquer inimigo”, afirmou.



Mohammed Hamoud - Getty Images
Mohammed Hamoud/Getty Images


Em resposta, Abdul Malik al-Houthi reafirmou o compromisso do Ansarallah com a causa palestina. Em discurso público, revelou que as Forças Armadas do Iêmen (YAF) já realizaram nove operações em apoio à Faixa de Gaza, incluindo ataques com mísseis hipersônicos e drones contra o aeroporto Ben Gurion, em Israel. Segundo ele, a ofensiva visa impor um bloqueio aéreo ao país.


"Nossa posição em defesa de Gaza permanece firme", declarou Houthi, criticando veementemente a crescente normalização de relações entre países árabes e Israel. “Reconhecer Israel, em seu estado criminoso, é um ato de traição. A normalização abandona a causa palestina.”


Os bombardeios israelenses coincidiram com uma nova onda de manifestações populares no Iêmen. Dezenas de milhares de pessoas se reuniram na Praça Al-Sabeen, na capital Sanaa, em apoio à resistência palestina, por ocasião do aniversário da Nakba — a tragédia palestina iniciada com a criação do Estado de Israel em 1948. Em coro, os manifestantes afirmaram: “Com sua luta pelo bem de Deus e sua paciência, vocês evitarão a repetição da Nakba”.


Este novo episódio ocorre semanas após Israel ter destruído o Aeroporto Internacional de Sanaa, em retaliação ao bloqueio aéreo imposto pelo YAF. O ataque israelense antecedeu a aceitação de um acordo de cessar-fogo pelos Estados Unidos, após mais de um ano de confrontos sem êxito contra as forças iemenitas.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
Colonos israelenses provocam terror em comunidades palestinas
01:01
bottom of page