top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Forças israelenses prendem ao menos 26 palestinos em operações noturnas na Cisjordânia ocupada

Pelo menos 26 palestinos foram detidos durante incursões noturnas realizadas por forças israelenses em diversas regiões da Cisjordânia ocupada neste domingo (22), incluindo duas mulheres. As informações foram confirmadas por fontes locais e de segurança.


Cisjordânia, Palestina ocupada. ©WAFA arquivo.
Cisjordânia, Palestina ocupada. ©WAFA arquivo.

Na cidade de Belém, 16 pessoas foram presas após uma operação militar no campo de refugiados de Dheisheh. De acordo com relatos, os soldados invadiram diversas residências nas primeiras horas da manhã, promovendo buscas que resultaram em destruição de móveis e outros danos materiais antes das detenções.


No norte da Cisjordânia, na região de Nablus, as forças israelenses realizaram incursões simultâneas em várias localidades. Na aldeia de Burqa, seis moradores foram presos após suas casas serem revistadas. As ações também incluíram o vandalismo de monumentos públicos: soldados teriam danificado o Monumento aos Mártires da aldeia, cortando uma estátua do personagem Handala — símbolo da resistência palestina — e pichando frases racistas sobre os nomes dos mortos.


Outras operações foram realizadas nas cidades de Huwara e Qaryut, ao sul de Nablus. Durante essas incursões, duas mulheres foram detidas: Hiyam Hikmat Shehadeh, de 56 anos, residente em Huwara, e Salam Rizqallah Kassab, de 20 anos, da vila de Qaryut.


Na província de Jenin, também no norte da Cisjordânia, dois palestinos foram detidos em ataques às aldeias de Kafr Dan e Kafr Qud. Testemunhas relataram que as forças israelenses entraram nas residências durante a madrugada, conduzindo buscas e prendendo os moradores.


As detenções ocorrem em meio a um contexto de tensões intensificadas na região, marcado por frequentes incursões militares israelenses em áreas palestinas, frequentemente acompanhadas por confrontos, prisões em massa e relatos de abusos. Autoridades palestinas e organizações de direitos humanos têm denunciado essas ações como parte de uma política sistemática de repressão nos territórios ocupados.

Tags:

 
 
 

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page