top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Leia a carta histórica enviada por Yasser Arafat a Fidel Castro em 16 de junho de 2001


Yasser Arafat e Fidel Castro se encontraram em várias ocasiões ao longo de suas trajetórias políticas, já que ambos compartilhavam ideais de resistência ao imperialismo e defendiam a autodeterminação dos povos. Um dos encontros mais marcantes aconteceu em 1974, durante a participação de Arafat na Conferência dos Não-Alinhados em Havana, Cuba. Na época, Arafat buscava apoio internacional para a causa palestina, e Castro, como líder cubano e defensor das lutas anticoloniais, expressou solidariedade ao povo palestino.

Outros encontros ocorreram em eventos relacionados ao Movimento dos Não-Alinhados e durante visitas diplomáticas de Arafat a Cuba, onde ambos reforçaram sua aliança e destacaram a importância da luta contra a opressão e a ocupação. Fidel Castro também foi um forte defensor da causa palestina em fóruns internacionais, consolidando a amizade entre os dois líderes e seus respectivos povos.

ree


Excelentíssimo Senhor Presidente,

Líder mundial e amigo Fidel Castro Ruz:


Uma saudação de amizade e solidariedade.


Com profunda emoção, observamos através das agências internacionais de notícias a imagem de Vossa Excelência com a bandeira palestina sobre os ombros, à frente de uma manifestação popular de solidariedade à luta de nosso heroico povo.


Considero, Excelentíssimo Presidente Fidel Castro, esta demonstração de firmeza e inquebrantável amizade ocorrida em Havana como uma mensagem forte e efetiva de um líder mundial querido, que goza de enorme prestígio internacional entre todos os povos e países do mundo. Trata-se de um gesto com o objetivo de mobilizá-los rapidamente para pôr fim ao sofrimento do povo palestino, consequência da ocupação israelense de sua pátria, bem como do recrudescimento das ações e do bloqueio militar, econômico e financeiro contra nossas cidades, aldeias, fazendas e poços de água, além do fechamento das passagens fronteiriças internacionais por terra, água e ar.


Excelentíssimo Senhor Presidente:


Do mais profundo do meu coração e do coração de cada palestino, agradeço por esta valente posição em contraste à agressão israelense contra nosso povo, nossa pátria e nossos lugares sagrados cristãos e islâmicos. Cada palestino preserva hoje em seu coração e em sua consciência essa gloriosa imagem de Vossa Excelência com a bandeira palestina nos ombros, prova irrefutável da justeza de nossa causa e da magnitude da injustiça cometida pelos agressores israelenses contra nosso povo.


Tenha plena confiança, Excelentíssimo Presidente Castro, tão querido por nosso povo e por todos os povos, de que nós, resistentes como as montanhas palestinas, nos inspiramos em sua posição e em seu exemplo, que nos orgulha e nos dá mais ânimo e determinação para continuar a luta, a resistência e a investida para expulsar os ocupantes israelenses de nossa pátria, Palestina.


Saúdo profundamente Vossa Excelência,

Saúdo a Revolução Cubana através de sua forte e bendita liderança,

Saúdo o amigo e heroico povo de Cuba.


Viva a solidariedade palestino-cubana!


Com meus melhores desejos a Vossa Excelência.


Yasser Arafat

Presidente do Estado da Palestina

Presidente do Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina

Presidente da Autoridade Nacional Palestina

Ramallah, 16 de junho de 2001

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
Colonos israelenses provocam terror em comunidades palestinas
01:01
bottom of page