Mísseis Kheibarshekan de ogivas múltiplas do Irã disparados contra alvos israelenses
- www.jornalclandestino.org

- 22 de jun.
- 1 min de leitura
O Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (IRGC) anunciou neste domingo que empregou, pela primeira vez, os mísseis balísticos Kheibarshekan — conhecidos como “destruidores de castelos” — em seus ataques retaliatórios contra alvos israelenses, como parte da 20ª onda da Operação Promessa Verdadeira III.

Segundo comunicado oficial, a nova ofensiva incluiu o disparo de 40 mísseis balísticos de combustível sólido e líquido, entre eles a terceira geração dos mísseis Kheibarshekan, equipados com ogivas múltiplas e tecnologia de guiagem avançada. De acordo com o IRGC, a operação utilizou táticas inéditas e de alta precisão, com o objetivo de maximizar o impacto destrutivo dos projéteis.
Os mísseis atingiram uma série de alvos estratégicos, incluindo o aeroporto Ben Gurion, centros de comando e controle alternativos do Exército israelense e uma instalação de pesquisa biológica. O IRGC afirmou que as ogivas manobráveis e altamente explosivas foram guiadas até o momento do impacto, sem que os sistemas de alarme do território israelense fossem acionados a tempo, o que teria causado surpresa e desestabilização nas forças inimigas.
Apesar da intensidade do contra-ataque, o IRGC advertiu que grande parte das capacidades militares do Irã ainda não foi empregada na resposta à agressão israelense iniciada em 13 de junho. Na ocasião, Israel lançou uma série de bombardeios contra instalações militares, nucleares e áreas residenciais no Irã, resultando na morte de mais de 400 pessoas — entre elas altos comandantes, cientistas e civis.
A série de ataques do IRGC marca a intensificação da resposta iraniana, com a Força Aeroespacial da Guarda Revolucionária conduzindo, até agora, 20 ondas consecutivas de ofensivas com mísseis balísticos contra o regime israelense.





































































Comentários