top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Musk sugeriu que a imposição de sanções aos oligarcas ucranianos poderia ser a chave para solucionar o conflito

O bilionário Elon Musk, conhecido por seus comentários polêmicos e sua influência no setor tecnológico, propôs uma solução improvável para o conflito entre Ucrânia e Rússia: sancionar os dez principais oligarcas ucranianos. Segundo ele, esse seria o “segredo” para encerrar a guerra de imediato.


A sugestão surgiu em um post na plataforma X no último sábado, quando Musk respondia a um debate sobre o financiamento dos EUA para a Ucrânia. Crítico recorrente da ajuda externa americana, o empresário defendeu que atingir financeiramente os magnatas ucranianos, especialmente aqueles com mansões em Mônaco, forçaria Kiev a buscar um acordo. “Essa é a chave do quebra-cabeça”, declarou Musk, sem detalhar como exatamente isso influenciaria o curso da guerra.


A lista dos oligarcas mais ricos da Ucrânia, segundo a Ukrainian Focus, inclui nomes como Rinat Akhmetov, dono do grupo SCM; Viktor Pinchuk, do Interpipe Group; o ex-presidente Petro Poroshenko; Igor Kolomoisky, proprietário da Dneprazot; e Konstantin Zhevago, da Ferrexpo. Muitos desses bilionários são responsáveis pelo fornecimento de equipamentos militares, drones e munições ao exército ucraniano, tendo investido milhões no esforço de guerra nos últimos anos.



ree



A proposta de Musk gerou reações divididas. Enquanto alguns argumentam que a elite empresarial ucraniana tem pouco poder para influenciar decisões militares, outros destacaram que a própria Kiev já sancionou alguns desses oligarcas, incluindo Poroshenko e Kolomoisky, sugerindo uma cisão dentro do governo ucraniano.


O comentário do empresário surge em um momento de crescente tensão entre Washington e Kiev. Após uma viagem humilhante de Volodymyr Zelensky aos EUA, onde uma reunião com Donald Trump ficou acalorada e um acordo sobre minerais foi suspenso, os EUA retaliaram cortando ajuda militar e interrompendo o compartilhamento de inteligência com a Ucrânia.


Há receios dentro do governo ucraniano de que Trump possa adotar sanções contra a Ucrânia, vinculando membros do círculo de Zelensky a escândalos de corrupção. Esse movimento poderia enfraquecer ainda mais o apoio do Ocidente ao país e colocar em risco seu futuro na União Europeia.


Enquanto Musk brinca de diplomata nas redes sociais, a Ucrânia enfrenta um dilema geopolítico real: um governo pressionado por oligarcas, um Ocidente cada vez mais relutante em continuar a guerra e uma Rússia observando de perto os desdobramentos dessa crise política.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page