top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Netanyahu levará ao gabinete de segurança uma proposta de expansão militar em áreas ainda não ocupadas da Faixa de Gaza

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quinta-feira (7) que não pretende anexar nem governar a Faixa de Gaza, atualmente sob ofensiva militar israelense. Segundo ele, o objetivo é garantir um “perímetro de segurança” e entregar o controle do território a “forças árabes” capazes de administrar Gaza sem representar uma ameaça a Israel. A declaração foi feita durante entrevistas à imprensa indiana e à Fox News, em resposta a rumores sobre uma possível ocupação permanente do enclave.



Apesar da negativa oficial, fontes do governo indicam que Netanyahu levará ao gabinete de segurança uma proposta de expansão militar em áreas ainda não ocupadas da Faixa de Gaza, incluindo regiões onde se acredita haver reféns. O plano incluiria operações em Gaza capital e a transferência forçada de civis para o sul do território, especialmente para Mawasi, área superlotada de deslocados. Em uma segunda fase, o Exército israelense avançaria sobre campos de refugiados no centro do enclave.



A proposta de avanço militar tem sido duramente criticada por organizações internacionais. A ONU alertou para possíveis “consequências catastróficas” caso a ofensiva seja intensificada. Relatórios apontam quase 200 mortes por fome nas últimas semanas, em meio ao bloqueio total imposto por Israel. A única ajuda humanitária permitida é mediada por uma fundação apoiada por Israel e EUA, enquanto agências da ONU seguem impedidas de atuar.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

Bloodonald Trump
00:07
Vítimas do caso Epstein
01:03
Mobilização popular para exige regresso imediato do presidente Maduro
01:00
Caxemira repudia distúrbios no Irã e posiciona-se a favor de Teerã
01:00
Grupo armado dos Panteras Negras confronta forças policias
02:04
Entidades Palestinas Condenam Acordo Tripartite EUA-Israel-Síria
00:33
Fotos do terrorista pedófilo que sequestrou o presidente Nícolas Maduro
00:22
TRUMP ANUNCIA SEQUESTRO DE30 A 50 MILHÕES DE BARRIS DE PETRÓLEO VENEZUELANO
01:00
bottom of page