Governo Lula anuncia concurso público para reforçar a Polícia Federal com 2 mil vagas
- www.jornalclandestino.org

- 30 de jan.
- 1 min de leitura
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, anunciaram nesta quarta-feira (29) que o Governo Federal irá recompor o quadro de servidores da Polícia Federal nos próximos dois anos.

Atualmente, a corporação conta com 13 mil servidores, enquanto o efetivo histórico é de 15 mil. Para suprir essa defasagem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a realização de um concurso público que ofertará 2 mil vagas, sendo 1 mil em 2025 e as outras 1 mil em 2026.
Reforço no Combate ao Crime e Segurança Fronteiriça
“Esses 2 mil policiais federais estarão distribuídos por todo o Brasil e terão um papel fundamental no combate ao crime organizado, na proteção das fronteiras e na luta contra crimes ambientais”, destacou Lewandowski, ressaltando a iniciativa como uma prioridade do governo.
Esther Dweck, por sua vez, reafirmou o compromisso com a segurança pública. "Mesmo com o ajuste de R$ 1 bilhão na Lei Orçamentária Anual, o presidente Lula deu prioridade máxima a esse concurso”, afirmou a ministra, explicando que a portaria de autorização do certame deve ser publicada em fevereiro.
Detalhamento das Vagas
De acordo com Andrei Rodrigues, o concurso contemplará todas as carreiras da corporação, incluindo delegado, escrivão, agente, perito e papiloscopista. "Vamos definir em breve a distribuição específica das vagas para cada cargo e anunciar os valores correspondentes”, informou o diretor-geral da Polícia Federal.
A expectativa é que a entrada dos novos servidores ocorra a partir do final de 2025, fortalecendo a atuação da PF em suas diversas frentes de combate ao crime.





























































Comentários