Já são quatro os caças F-35 abatidos pelas defesas iranianas
- www.jornalclandestino.org

- 16 de jun. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de jun. de 2025
Segundo a agência estatal IRNA, o comandante Majid Farshi confirmou na noite desta segunda-feira (16) que três áreas próximas à cidade foram alvos de ataques por drones, os quais foram interceptados pelas defesas aéreas iranianas.
“Anteriormente, dois drones de ataque também haviam sido abatidos em Tabriz”, afirmou Farshi à IRNA, destacando que as forças de defesa permaneceram em alerta diante de incursões que ele atribuiu a “drones sionistas”.
Com esse episódio, já são quatro os caças F-35 abatidos pelas defesas iranianas, conforme fontes militares do país.

Os ataques aéreos ocorrem em meio à crescente escalada após a ofensiva israelense da última sexta-feira (13), que atingiu Teerã e outras cidades iranianas. O bombardeio resultou na morte de civis, militares e cientistas iranianos, segundo o governo local. Em pronunciamento televisionado, o Líder Supremo do Irã condenou o ataque e prometeu represálias: “As forças armadas farão o regime sionista provar do amargor da resistência. Com a permissão de Deus, a resposta será viva e dolorosa”.
Como retaliação, o Irã lançou a Operação Promessa Verdadeira III, uma série de ataques com mísseis iniciada na noite de sexta-feira. A primeira onda de disparos atingiu alvos em territórios ocupados, sendo seguida por uma segunda fase no sábado (14), com base em imagens de satélite e interceptações de inteligência que confirmaram danos a estruturas estratégicas.
Logo após os primeiros ataques, teve início a terceira fase da ofensiva, com uma ampliação do número de mísseis lançados. O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) informou que duplicou o volume de disparos e triplicou a seleção de alvos estratégicos. Ao menos sete mísseis Qiyam atingiram as áreas de Tiberíades e Kiryat Shmona, no norte de Israel.
A situação segue tensa, com alertas de novas ofensivas e riscos crescentes de um conflito de maiores proporções na região.




















































Comentários