Três palestinos feridos por colonos israelenses em um ataque à cidade de Beita
- www.jornalclandestino.org

- 4 de jul
- 1 min de leitura
Três palestinos ficaram feridos na manhã desta sexta-feira (4) após um violento ataque de colonos israelenses à cidade de Beita, localizada ao sul de Nablus. O incidente também resultou em pelo menos oito moradores afetados por inalação de gás lacrimogêneo, após a entrada de tropas israelenses na área.

Segundo informações divulgadas por fontes de segurança à agência palestina WAFA, um grupo de colonos atacou a residência da família de Samer Abu Zaytoun, na região de Qamas, nos arredores de Beita. Os agressores tentaram incendiar a casa e agrediram fisicamente três moradores que tentavam impedir o ataque.
Logo após a investida dos colonos, forças israelenses entraram na cidade disparando munição real, bombas de gás lacrimogêneo e granadas de efeito moral. Os gases lançados provocaram sintomas de asfixia em ao menos oito pessoas, que receberam atendimento no local.
A escalada da violência cometida por colonos israelenses na Cisjordânia tem gerado crescente preocupação entre organizações de direitos humanos. Ações como agressões, vandalismo, incêndios, destruição de propriedades e ataques a residências e veículos tornaram-se frequentes, muitas vezes ocorrendo sob a presença ou com a conivência das forças israelenses.
O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) tem registrado um aumento significativo nesse tipo de violência nos últimos anos, intensificada após o início da ofensiva em Gaza, em outubro de 2023. Em diversas ocasiões, colonos armados atuam com o apoio ou a omissão do exército israelense, deixando comunidades palestinas em situação de vulnerabilidade extrema.





































































Comentários