Trump aposta as fichas no jogo do fim do mundo e envia submarinos nucleares para área próxima à Rússia
- www.jornalclandestino.org

- 1 de ago.
- 2 min de leitura
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (1º) que ordenou o deslocamento de dois submarinos nucleares para regiões próximas ao território russo. A medida foi tomada após declarações que o republicano classificou como “tolas e inflamatórias” feitas pelo ex-presidente e atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev.

A tensão aumentou depois que Medvedev criticou o ultimato de Trump para que Moscou encerrasse a ofensiva na Ucrânia em um prazo de 10 dias. Em publicação na rede X, o ex-presidente russo afirmou que “cada novo ultimato é um passo em direção à guerra, não com a Ucrânia, mas com os Estados Unidos”, e alertou Trump a “não seguir o caminho de Joe Biden”.
Trump respondeu na plataforma Truth Social, afirmando que posicionou os submarinos “nas áreas apropriadas” como medida preventiva, e advertiu que “as palavras importam e podem gerar consequências inesperadas”. Ele disse esperar que “não seja este o caso”.
O atrito começou após Washington anunciar tarifas de 25% sobre produtos da Índia, país que continua comprando petróleo russo. Trump também ironizou a relação comercial entre Rússia e Índia, dizendo que ambas poderiam “afundar suas economias juntas” e acusou Medvedev de “agir como se ainda fosse presidente da Rússia”.
A troca de acusações escalou quando Medvedev mencionou o sistema nuclear russo “Mão Morta”, desenvolvido durante a Guerra Fria para lançar ataques automáticos de retaliação. Segundo ele, a reação estadunidense mostraria que “a Rússia está no caminho certo e continuará nele”.
No último fim de semana, Trump havia dado ao presidente russo, Vladimir Putin, de 10 a 12 dias para encerrar a guerra na Ucrânia, sob ameaça de novas sanções.





































































Comentários