top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Lula confirma presença em evento de celebração ao Dia da Vitória na Rússia

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, aceitou o convite para participar das comemorações do 80º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial, que serão realizadas em Moscou, em maio deste ano. A informação foi confirmada por sua assessoria de imprensa.


ree

A decisão foi anunciada após uma conversa telefônica entre Lula e o presidente russo, Vladimir Putin, iniciada pelo governo brasileiro. Durante o diálogo, os líderes discutiram temas como a parceria estratégica entre os dois países, a presidência do Brasil no BRICS em 2025, questões globais e os esforços de paz relacionados ao conflito na Ucrânia.

A visita de Lula ocorre após o cancelamento de sua participação presencial na cúpula do BRICS em outubro de 2024, devido a um ferimento na cabeça causado por uma queda em sua residência oficial. Na ocasião, por recomendação médica, o presidente acompanhou o evento virtualmente.

As celebrações do Dia da Vitória, marcadas para 9 de maio, incluirão um desfile militar na Praça Vermelha, com a presença de líderes mundiais e contingentes militares estrangeiros. Entre os confirmados estão o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, que destacou a importância histórica do evento, além de outros líderes de países como Eslováquia, República Sérvia e membros da aliança militar OTSC.

Putin também convidou o presidente chinês, Xi Jinping, e representantes de nações como Vietnã, Mongólia, Laos e Palestina. Além disso, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi chamado a enviar um contingente militar para o desfile.

A presença de Lula reforça o compromisso do Brasil em manter diálogos multilaterais e buscar soluções pacíficas para os desafios globais, além de estreitar laços com parceiros estratégicos em meio ao cenário geopolítico atual.

 
 
 

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

Iraque lança operação militar para conter ameaças terroristas
01:00
Joseph Kabila reaparece no Quênia após condenação à morte por traição na RD Congo
01:00
ONU vê “esperança real” de cessar-fogo e paz duradoura no leste da RDCongo
01:00
Juíza suspende intervenção de Trump em Illinois
01:00
Freak Show Genocida: Netanyahu recebe Trump em Israel
01:00
Trump sugere expulsar Espanha da OTAN
01:00
Melania Trump anuncia canal aberto para Putin
01:00
Mais de 400 pessoas morreram de desnutrição na Faixa de Gaza somente neste ano
01:00
bottom of page