top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Datafolha revela que a maioria dos brasileiros rejeita a anistia a Bolsonaro; contudo, o rebanho que resta ainda pode representar risco

Uma pesquisa Datafolha divulgada neste domingo mostra que 54% dos brasileiros rejeitam qualquer possibilidade de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado na última semana pelo Supremo Tribunal Federal a 27 anos e 3 meses de prisão. A rejeição reflete a resistência da população a medidas que possam relativizar crimes cometidos por líderes políticos e enfraquecer a autoridade das instituições judiciais.


ree


O levantamento, realizado com cidadãos de diferentes regiões e perfis socioeconômicos, indica que a maioria da população considera inaceitável que Bolsonaro possa ser beneficiado por perdão político, reforçando a percepção de que a justiça precisa ser aplicada de forma plena, sem favorecimentos. Contudo, ainda há uma parcela que demonstrou apoio à anistia.


Especialistas destacam que a rejeição à anistia evidencia a preocupação da sociedade com a manutenção do Estado de Direito e a necessidade de responsabilização de líderes políticos por seus atos. Para a população, a concessão de perdão político a um ex-presidente condenado poderia enfraquecer instituições democráticas e criar precedente perigoso.


O tema também mobiliza partidos, organizações da sociedade civil e setores ligados à defesa da democracia, que veem na rejeição popular um sinal claro de que a impunidade para crimes políticos, ainda, não encontra respaldo entre os cidadãos brasileiros.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page